sábado, 17 de novembro de 2012

Ferramentas/Tecnologia

Em termos de ferramentas de apoio à Conferência, é importante referir o facto de ser possível assistir à Conferência em duas modalidades: presencial e virtualmente. Para a sessão virtual, a Conferência foi transmitida em live streaming, tendo a hiperligação sido enviada atempadamente aos participantes previamente inscritos.
A Conferência virtual teve o apoio de várias redes sociais: http://mympel2012.crowdvine.com/, website da conferência, que permitiu dinamizar o evento antes, durante e após a sua realização. Esta rede social revela-se, a meu ver, duplamente importante: na vertente informativa, com dados iniciais sobre o evento e a possibilidade de inscrição nas várias sessões, mas sobretudo com a publicação das apresentações dos oradores; e também na vertente social e colaborativa, com a possibilidade de interação (por via textual, através de tweets) entre os participantes. Esta última revelou-se particularmente útil, pois permitia o acompanhamento dos principais momentos a quem não conseguisse acompanhar o streaming em direto. Além do website, também o Facebook e Twitter funcionaram como meios de divulgação e contacto entre a rede de participantes.
Na minha perspetiva, as ferramentas de apoio revelaram ser uma mais-valia em duas dimensões: por um lado, pela agregação de todos os conteúdos, que permitiu o acesso às principais questões abordadas; por outro lado, a ligação promovida entre os participantes neste ambiente virtual refletiu, na minha opinião, todo o ambiente de partilha e reflexão em rede que caracterizou e caracteriza o evento. Contudo, atrevo-me a deixar uma sugestão para a 4ª Conferência MyMPeL: a partilha, não apenas das apresentações, mas dos vídeos das respetivas comunicações dos oradores e do debate que se gera em torno das mesmas.

No meu caso em particular, não consegui assistir a todas as sessões que gostaria e, ao ver o conteúdo das apresentações, embora tenha tido acesso às ideias essenciais, sinto que perdi a riqueza e profundidade com que determinados temas foram debatidos pelos oradores e eventualmente com a audiência. Acredito que haja alguns constrangimentos relativamente a esta questão, mas na era dos recursos abertos e ambientes emergentes, este é um assunto que gostaria de deixar aos colegas e à Coordenação da Conferência.

2 comentários:

  1. Ora viva, Paula

    1. Concordo com a ideia de que o registo em vídeo pode permitir uma análise mais profunda.

    2.O registo em vídeo do que foi difundido por streaming podia ser partilhado em espaço próprio para recolha e tratamento de dados.

    Obrigado Paula

    Até já,

    Gaspar Amaral

    ResponderEliminar
  2. boa noite,
    não sei se as sessões foram mesmo gravadas ou só transmitidas mas aqui fica uma boa sugestão.
    isabelle

    ResponderEliminar