domingo, 18 de novembro de 2012

Temáticas

Em sintonia com os rápidos avanços que caracterizam a investigação na área do eLearning, o MyMPeL tem acompanhado os temas mais prementes.
 
Na 1ª Conferência, em 2010, debateram-se temas como PLE, Second Life e Avaliação Digital, entre outros diretamente relacionados com as experiências decorrentes do MPeL e de outros programas. Em 2011, os temas debatidos tiveram, na minha perspetiva, uma componente mais prática, digamos, através de apresentações sobre redes sociais (LinkedIn, por exemplo) e redes de inovação (CreativeLabs), a par de questões mais relacionadas com a investigação propriamente dita, nomeadamente a utilização da b-On e do Mendeley, sistema de gestão de referências bibliográficas.
Simultaneamente, debateram-se temáticas atuais, como Educação em rede e Mobilidade virtual e REA (recursos educacionais abertos), entre outras.
 
Neste terceiro evento, destaco dois temas incontornáveis no momento: Jogos e Mobile Learning, a par dos MOOCs (Massive Open Online Courses), entre outras temáticas como o Futuro da Educação na Europa e o enquadramento dos EDEN Fellows nesta discussão, Foruns de discussão no Ensino Superior e Competências do tutor no Ensino a Distância, a par de outros temas já abordados nas edições anteriores.

1 comentário:

  1. Ora viva, Paula

    1. Obrigado pelo olhar abrangente das três conferências.

    2. O blogue está inspirador, Parabéns.

    Até já,

    Gaspar Amaral

    ResponderEliminar